DEPARTAMENTO

moronA história da Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina remonta desde a data de sua fundação em 1933, inicialmente como Disciplina do Departamento de Tocoginecologia e a partir do ano de 2000, como Departamento de Obstetrícia, constituído por três disciplinas: Disciplina de Obstetrícia Fisiológica e Experimental, Disciplina de Patologia Obstétrica e Tocurgia e Disciplina de Medicina Fetal.

O Departamento de Obstetrícia tem sido depositário da experiência e conhecimentos auferidos nestes oitenta anos construídos pelo trabalho, de extrema relevância, de vários professores, médicos e profissionais de saúde e que tem servido para a formação e capacitação de indivíduos que atuam na assistência, ensino e pesquisa em nosso país e no exterior.

 

Obstetrícia envolve um conjunto de cuidados dedicados à mulher e a sua família, permitindo o planejamento adequado da gestação, parto e puerpério, através de procedimentos padronizados e de qualidade, resguardando a sua saúde materna durante todo este processo. Ao mesmo tempo, estabelece meios desde a concepção, desenvolvimento e crescimento do feto visando a preservação de todas as suas capacidades, preparando-o para a vida após o nascimento. A importância da Obstetrícia é atestada pelo uso dos resultados materno, fetal e neonatal, como indicadores de qualidade de vida e saúde de uma sociedade, assumindo um paralelismo com os cuidados médicos dedicados à população.

A Obstetrícia apresentou evolução expressiva nos últimos anos, tornando-se difícil acompanhar todos os seus avanços nas diferentes áreas do conhecimento. Atualmente enfrenta grandes desafios impostos pelas exigências de qualidade, segurança e satisfação da sociedade, e se vê limitada pelos custos e orçamentos do sistema público de saúde e da medicina suplementar. Neste cenário, a prática obstétrica em nosso país tornou-se complexa exigindo aprimoramento constante e ajustes às normas de auditorias de qualidade.

A segurança na prática obstétrica assume relevância para uma assistência eficiente centrada no bem estar do paciente e de sua família. O desenvolvimento de uma cultura de segurança baseada na liderança dos profissionais, protocolos confiáveis, trabalho em equipe, apoio institucional torna-se fundamental para minimizar as morbidades, morbidades e constrangimentos da assistência perinatal. Para tornar a assistência segura é fundamental a formação adequada dos profissionais na graduação, residência médica e nas especializações associada ao processo de educação continuada com participação dos Conselhos de classe e das Sociedades especializadas. Neste sentido, esperamos estar contribuindo para a capacitação e valorização destes profissionais que, imbuídos de um espírito otimista e inovador, procuram construir um sistema de saúde brasileiro justo e de melhor qualidade voltado para à saúde da mulher e da criança e que seja acessível a todas as pessoas.

Prof. Dr. Antonio Fernandes Moron
Professor Titular do Departamento de Obstetrícia
Escola Paulista de Medicina – UNIFESP
São Paulo – maio 2013


DEPARTAMENTO DE OBSTETRÍCIA Campus: São Paulo

Endereço: Rua Napoleão de Barros, 875 -Térreo CEP 04024-002 -Bairro:Vila Clementino
Fone:(11) 5081-7279
Secretaria:Neuza Bregalante
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Chefe: LUCIANO MARCONDES MACHADO NARDOZZA
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Vice-Chefe:  NIVALDO SILVA CORREA ROCHA
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Corpo Técnico Administrativo – Saúde

André da Costa Vaz (PS)
Arnaldo Augusto (PS)
Carla Bianca Lozano Conz
Dirceu Faggion Junior
Eduardo Baiochi
Eduardo Cordioli
Elisabeth D’Elia Matheus (PS)
Fernanda Couto F.de Oliveira
Fernando Togni
João Bortoletti Filho
Jurandir Piassi Passos
Luiz Claudio da Silva Bussamra
Maria Cecília Santos da Silva
Maria Regina Torloni
Maria Rita de Souza Mesquita
Myrian Gomes Amaral
Nilton Kuroiwa (PS)
Osmar Ribeiro Colas
Paulo Martin Nowak (PS)
Regina Leiko Matsubara
Sergio Kobayashi (PS)
Silvia Aiko Kobata (PS)
Teresa Cristina S. Barroso Vieira
Wagner Jou Hisaba


 

 
 
 

Rua Napoleão de Barros, 875 – Vila Clementino – SP - São Paulo | CEP: 04024-002  | Fone: (11) 5571-0761