PÓS-GRADUÇÃO

Apresentação do Programa

Este Programa de Pós-Graduação é vinculado ao Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado na modalidade "stricto sensu" desde o ano de 1979. Tem vinculação com a área Medicina III das CAPES, sob o registro 33009015013P9, atualmente com conceito CAPES 5.

Trata-se do único programa de pós-graduação no Brasil com foco exclusivo em Obstetrícia e entende que a especialidade se reveste de importância estratégica fundamental. A expansão do conhecimento relativo à saúde materna e fetal implica em possibilidades concretas de contribuir para a qualidade de vida em ampla perspectiva.

Temos como objetivos a formação de recursos humanos qualificados técnica e cientificamente para o exercício das atividades de ensino e de pesquisa relativas aos processos envolvidos na especialidade da Obstetrícia.

O Curso de Mestrado visa aprofundar o conhecimento profissional, promover a competência científica, aprimorar a docência e possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa na área.

O curso de Doutorado visa o desenvolvimento da docência, mas principalmente ampliar as habilidades de conduzir pesquisa independente e original em Obstetrícia. A formação de Doutores é entendida como estratégia fundamental para acelerar o desenvolvimento do País e como conseqüência, a qualidade de vida do povo brasileiro.

O programa procura consolidar alguns princípios fundamentais:

 

- proporcionar qualidade nas atividades de ensino, investigação científica e tecnológica,

- buscar atualização contínua com flexibilidade curricular para atender a persidade do desenvolvimento da Obstetrícia,

- desenvolvimento de linhas de pesquisa com o objetivo de formação de pesquisadores de excelência na área,

- Integrar alunos da graduação médica e áreas afins em projetos de iniciação científica de maneira a identificar talentos potenciais para a pesquisa,

- manutenção de instalações, de recursos tecnológicos, além de apoio técnico-administrativo e outros meios necessários para a atividade de pesquisa, incluindo a captação de recursos para seu financiamento,

- estabelecimento de cooperação com instituições nacionais e internacionais,

- promoção da pulgação das pesquisas desenvolvidas em veículos com impacto acadêmico,

- difusão dos conhecimentos adquiridos com a pesquisa, junto à comunidade científica nacional e internacional, visando contribuir com as demandas do país e colaborar para que a produção científica brasileira atinja patamares cada vez mais expressivos no cenário mundial.

Esperamos que sua visita em nosso site proporcione uma visão objetiva de nosso trabalho e que possa ser estimulante para direcionar sua carreira.

 

capes_logo

periodicos

med3

fapesp

cnpq

marca_unifesp_nova

EPM_-_Braso_normal

pubmed

 
 

Rua Napoleão de Barros, 875 – Vila Clementino – SP - São Paulo | CEP: 04024-002  | Fone: (11) 5571-0761