Saúde Mental Perinatal: o que significa? – Artigo da Profa. Erika de Sá Vieira Abuchaim, orientadora do PPG-Obstetrícia

Saúde Mental Perinatal: o que significa? – Artigo da Profa. Erika de Sá Vieira Abuchaim, orientadora do PPG-Obstetrícia

Compartilhe!

Depressão e ansiedade na gravidez ou no período pós-parto são comuns e tem tratamento A perinatalidade, da gestação até um ano pós-parto, é um período de crise para as mulheres que precisam se adaptar a simultâneas mudanças nos níveis biológico, psicológico e social resultantes da gestação, parto, pós-parto e as demandas da maternagem e de outros papéis familiares, conjugais e profissionais. Uma em cada cinco mulheres experimentam tal desafio de maneira tão intensa e sofrida que acabam desenvolvendo transtornos mentais na perinatalidade. Infelizmente mais de 50% das mulheres não são diagnosticadas precocemente e 75% delas não recebem tratamento e/ou suporte adequado. A ausência de assistência oportuna e adequada é um problema de saúde pública que impacta diretamente nos índices de morte materna evitável, sendo o suicídio uma das principais causas.

Taxa de mortalidade perinatal

No mês de setembro, entre os dias 04 a 10/09/22, a Semana de Conscientização do Suicídio Materno busca chamar a atenção para um problema de saúde pública evitável que acomete 20% das mulheres no primeiro ano após o parto sendo o suicídio materno concluído com maior frequência entre 6 a 12 meses após o parto.

Comportamento materno suicida está relacionado a desfechos obstétricos desfavoráveis como restrição de crescimento intraútero, prematuridade, descolamento de placenta, hemorragia, natimorto e baixo peso ao nascer.

Confira o artigo completo da Profa. Erika de Sá Vieira Abuchaim, professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Obstetrícia: https://sp.unifesp.br/noticias/saude-mental-perinatal

Compartilhe!