(Português do Brasil) Infraestrutura

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Laboratórios

 

1 – LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO ASSOALHO PÉLVICO

Situado no Ambulatório de Especialidades UNIFESP.

Supervisão: Profa. Mary Uchiyama Nakamura.

Dois eletromiógrafos

Dois dispositivos Epi-no®

Sistema computadorizado SAPO (software para avaliação postural por imagem)

 

2 –  CENTRO DE MEDICINA INTEGRATIVA E ANTROPOSOFIA APLICADA À OBSTETRÍCIA

Situado no Ambulatório de Especialidades UNIFESP.

Supervisão: Profa. Mary Uchiyama Nakamura.

 

3 – LABORATÓRIOS DE OBSTETRÍCIA FISIOLÓGICA E EXPERIMENTAL I e II

Supervisão: Profa. Silvia Daher

Ambos com área física aproximada de 40 m² dispõem de material permanente adquirido com projetos FAPESP e reserva técnica institucional:

Agitadores

Balança de precisão

Banho-maria ALB 250 s

Botijão de nitrogênio MVE

Centrífugas e minicentrífugas

Cito centrífuga

Cito bloco de acrílico

Computadores

Cuba horizontal para eletroforese pequena

Cuba horizontal para eletroforese grande

Espectrofotômetro Nanodrop ND-2000

Estufa Incubadora CO2

Fotômetro de microplaca

Freezers -20°C, -70°C e -86°C.

Lavadora de micro placas

Medidor de pH

Micrótomo

Microscópio

Sistema de Foto documentação

Termociclador

 

4 – LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO BIOFÍSICA E POR IMAGEM EM OBSTETRÍCIA

Situados no Hospital São Paulo e Casa Domingos Deláscio. A estrutura física, material permanente e de consumo foram financiados através de recursos provenientes de financiamento patrocinados pelo Ministério da Saúde (REFORSUS), CAPES Pró Equipamentos, FAPESP, CNPq, Fetal Medicine Foundation e por empresa privada (Samsung do Brasil Equipamentos Médicos Ltda).

1)Aparelho de Ultrassonografia Tridimensional Voluson E8, General Electric, com três transdutores: convexo volumétrico, linear volumétrico e transvaginal.  

2)Aparelho de Ultrassonografia Tridimensional Voluson Expert 730, General Electric, com três transdutores: convexo, transvaginal e convexo volumétrico.

3) Aparelho de Ultrassonografia Tridimensional Sonoace 8000 EX live, Medison, com três transdutores: convexo, transvaginal e convexo volumétrico.

4) Aparelho de Ultrassonografia Tridimensional WS80, Samsung, com três transdutores: convexo, transvaginal e convexo volumétrico.

5) Aparelho de Ultrassonografia Tridimensional iU22, Philips, com três transdutores: convexo, transvaginal e matricial tridimensional.

6) Aparelho de Ultrassonografia Tridimensional S2000, Siemens, com três transdutores: convexo, liner, e convexo volumétrico.

7) Material de fetoscopia e laser dioxido para realização de cirurgias fetais para tratamento da síndrome de transfusão feto-fetal.

8) Quatro aparelhos de cardiotocografia da marca Toitu.

9) Um Videoprint para registro de imagens

 

 

Recursos de Informática

 

Além do acervo físico, cinco computadores e impressora são disponibilizados aos alunos, com acesso livre nas diversas bases de dados em portais específicos (BIREME, PubMed, Scopus, Embase e Biblioteca Cochrane). Nestes mesmos computadores através do portal CAPES, os alunos têm disponíveis textos completos nas revistas científicas que integram este acervo.

Através da integração com projetos multicêntricos da Rede Brasileira de Estudos em Saúde Reprodutiva e Perinatal, existem dois computadores cedidos para os coordenadores das pesquisas com o objetivo de alimentar o banco de dados hospedados no OpenClinc. Além da familiaridade crescente com o sistema, acreditamos que o banco de dados poderá ser compartilhado para novos projetos.

O ambulatório localizado na Rua José Maria Magalhães dispõe de prontuário eletrônico, no qual o resgate de informações é bastante ágil, fazendo com que o acervo em papel ou a necessidade de busca em prontuário físico estão praticamente extintos.

Além dos recursos do próprio programa contamos com o DIS (Departamento de Informática Médica) da UNIFESP, que disponibiliza suporte para outras demandas, tais como construção ou atualização de páginas virtuais e videoconferências.

A disponibilidade de ambientes para videoconferência vem possibilitando a organização de reuniões científicas com integrantes de outros centros no estado de São Paulo (UNESP – Botucatu, USP – São Paulo) e outros estados (UnB – Brasília; UFPR – Curitiba; UFRGS – Porto Alegre; UFRJ- Rio de Janeiro; UFT – Palmas, UNIVASF – Petrolina, UFMT – Cuiabá, UFAM – Manaus). Além disso, as reuniões das primeiras sextas-feiras de cada mês da Disciplina de Medicina Fetal também são realizadas por videoconferências, por meio de professores nacionais e internacionais convidados.

Desde 2013 o setor de informática da UNIFESP também oferece a possibilidade de utilização dos diversos recursos para a composição de bancas e avaliação, facilitando o processo e reduzindo custos. Em 2016 iniciamos o uso desta tecnologia nas defesas de projetos e teses do nosso Programa de PG, envolvendo professores nacionais de diferentes instituições, de forma a reduzirmos os custos advindo da participação presencial. Para 2019 pretendemos utilizar esta tecnologia para a participação de professores de instituições estrangeiras com defesa pública na língua inglesa. 

 

 

Biblioteca

Em relação ao acesso à informação, o programa tem acervo próprio, composto por cerca de 120 livros disponíveis em suas bibliotecas localizadas no 8° andar do Hospital São Paulo e Departamento de Obstetrícia na Rua Napoleão de Barros, 875. Além disso, contamos com a presença no próprio campus da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), vinculada à Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Também disponibilizamos volumes das teses defendidas no Programa, reunidos na Secretaria da Pós-Graduação do Departamento de Obstetrícia, situado na Rua Napoleão de Barros, 875. 

 

 

Outras Informações

Levando em conta as características da especialidade, a produção nas diversas linhas de pesquisa conta com cenários para seu desenvolvimento com estruturas para a assistência (ambulatórios, enfermarias e centro obstétrico), centros de diagnóstico por imagem (ultrassonografia tridimensional e ressonância magnética) e laboratório de análises clínicas. Além dos espaços administrados diretamente pelo Departamento de Obstetrícia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNIFESP permite o compartilhamento da infraestrutura instalada na Universidade, mantida e ampliada a partir de recursos originados pela verba de custeio da Universidade e de reserva técnica institucional, gerada pela captação de recursos de todos os programas da Universidade. São exemplos desta integração a disponibilidade do biotério para o fornecimento de animais utilizados nas pesquisas experimentais e equipamentos de tecnologia avançada como citômetro de fluxo, espectrofotômetro de massa e microscopia eletrônica, entre outros.

No ano de 2014, o programa de Obstetrícia passou a oferecer para a comunidade, através de recursos FAPESP, equipamento de ultrassonografia tridimensional da marca Philips iU22 por projeto liderado pelo Prof. Edward Araujo Júnior. Este equipamento integra o sistema de compartilhamento multiusuário, cujo comitê gestor é composto pelo Prof. Dr. Edward Araujo Júnior, Prof. Dr. Sérgio Aron Ajzen (Diagnóstico por Imagem) e Prof. Dra. Zsuzsanna I. K. Jarmy Di Bella (Departamento de Ginecologia). O acesso ao equipamento está disponível no site o Programa de PG em Obstetrícia no endereço http://www.pgobstetriciaunifesp.com.br/index.php.

O Programa tem a seguinte infraestrutura com administração do Departamento de Obstetrícia:

1 – Hospital São Paulo, situado na Rua Napoleão de Barros, 715, 8° andar.

2 – Casa da Saúde da Mulher Prof. Domingos Deláscio, Rua Bacelar, 384.

3 – Ambulatório de Especialidades da UNIFESP, Rua José de Magalhães, 340.

4 – Laboratório de Obstetrícia Fisiológica e Experimental I (Rua Pedro de Toledo, 781 – 4° andar).

5 – Laboratório de Obstetrícia Fisiológica e Experimental II (Rua Pedro de Toledo, 669, 9° andar).

6 – Unidade de Planejamento Familiar da UNIFESP, Rua Loefgreen, 1570.

O núcleo administrativo do Programa está localizado na Rua Napoleão de Barros, 875, contando com sala específica com infraestrutura e secretária com dedicação exclusiva e com experiência para o atendimento das demandas discentes, docentes e de integração com a Câmara Técnica da Escola Paulista de Medicina e Pró-Reitoria de Pós-graduação da UNIFESP.

 

 

Atenciosamente,

Prof. Dr. Edward Araujo Júnior

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Obstetrícia da EPM/UNIFESP