Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Este Programa de Pós-Graduação é vinculado ao Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado na modalidade “stricto sensu” desde o ano de 1979. Tem vinculação com a área Medicina III das CAPES, sob o registro 33009015013P9, atualmente com conceito CAPES 5.

Trata-se do único programa de pós-graduação no Brasil com foco exclusivo em Obstetrícia e entende que a especialidade se reveste de importância estratégica fundamental. A expansão do conhecimento relativo à saúde materna e fetal implica em possibilidades concretas de contribuir para a qualidade de vida em ampla perspectiva.

Temos como objetivos a formação de recursos humanos qualificados técnica e cientificamente para o exercício das atividades de ensino e de pesquisa relativas aos processos envolvidos na especialidade da Obstetrícia.

O Curso de Mestrado visa aprofundar o conhecimento profissional, promover a competência científica, aprimorar a docência e possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa na área.

O curso de Doutorado visa o desenvolvimento da docência, mas principalmente ampliar as habilidades de conduzir pesquisa independente e original em Obstetrícia. A formação de Doutores é entendida como estratégia fundamental para acelerar o desenvolvimento do País e como conseqüência, a qualidade de vida do povo brasileiro.

O programa procura consolidar alguns princípios fundamentais:

  • proporcionar qualidade nas atividades de ensino, investigação científica e tecnológica,
  • buscar atualização contínua com flexibilidade curricular para atender a persidade do desenvolvimento da Obstetrícia,
  • desenvolvimento de linhas de pesquisa com o objetivo de formação de pesquisadores de excelência na área,
  • integrar alunos da graduação médica e áreas afins em projetos de iniciação científica de maneira a identificar talentos potenciais para a pesquisa,
  • manutenção de instalações, de recursos tecnológicos, além de apoio técnico-administrativo e outros meios necessários para a atividade de pesquisa, incluindo a captação de recursos para seu financiamento,
  • estabelecimento de cooperação com instituições nacionais e internacionais,
  • promoção da pulgação das pesquisas desenvolvidas em veículos com impacto acadêmico,
  • difusão dos conhecimentos adquiridos com a pesquisa, junto à comunidade científica nacional e internacional, visando contribuir com as demandas do país e colaborar para que a produção científica brasileira atinja patamares cada vez mais expressivos no cenário mundial.

Esperamos que sua visita em nosso site proporcione uma visão objetiva de nosso trabalho e que possa ser estimulante para direcionar sua carreira.